terça-feira, 23 de dezembro de 2008

DICAS DE PINTURA CIVIL

Pintar Paredes – Dicas

Para que a sua casa esteja maravilhosa é necessário muitas vezes fazer reparações, e como nem sempre há dinheiro para contratar empreiteiros para fazer as cosias deixo aqui umas dicas como pintar paredes.

Para Pintar Paredes deve começar pela escolha da cor ou cores que deseja para as paredes, este é um passo muito importante na Pintura de Paredes, pois lembre-se ficará por algum tempo com essas cores e irá revelas quase todos os dias.

Tome atenção durante a compra da tinta ou tintas, e não se esqueça de ver o tipo de tinta, já que umas duram mais e são laváveis e outras não.

Escolha as ferramentas para a pintura, lembrando apenas que, para grandes superfícies deve usar rolos e para cantos, pequenos espaços e acabamentos os pincéis são essenciais.

Vamos agora aos procedimentos para começar a pintar paredes, deve retirar todos os objectos do local onde deseja pintar se possível para outro local, a não ser que seja um local da sua casa com espaço e nesse caso pode reunir os objectos no centro da mesma.

Assim proteja, os objectos cobrindo-os com plásticos ou um lençóis velhos, o plástico e sempre melhor, pois não permite que a tinta passe e além do mais é coisa barata. Em seguida cubra o chão e por último com aquela fita adesiva “ fita crepe”, proteja as portas e janelas do local da pintura

O passo seguinte é limpar as suas paredes, pode lavar as mesmas e de seguida tem que as secar.

Agora passamos a parte de análise das suas paredes, verifique se tem tinta lascada, ou seja a descascar, se sim use uma espátula e raspe a zona. Ainda durante esta análise as suas paredes verifique buracos, fendas e rachaduras, ao encontra-las use a espátula e preencha as como massa de estuque, lixando as mesmas de seguida de modo a manter uma superfície plana.

Assim passamos a fase da limpeza, deve aspirar, varrem ou limpar tudo o pó e pequenos detritos criados pela preparação das paredes.

Agora sim esta na altura de começar a pintura das paredes, deverá assim ter em atenção duas técnicas simples, mas que permitem uma pintura uniforme e correcta, que são pintar sempre no mesmo sentido e de preferência na vertical.

Aplique 2 ou 3 camadas de pintura por cada parede (2 ou 3 de mão), esperado entre elas aproximadamente 4h a 5 h (isso é claro dependendo da tinta, pois existem tintas que requerem mais tempo para secar, informe-se e verifique o tempo que leva a secar a tinta no momento da compra).
--------------------------------------...

www.suvinil.com.br

*Básico de pintura*

- Começando a pintura
Examine se a área a ser pintada está cuidadosamente limpa, sem marcas ou imperfeições. Esses fatores podem comprometer a aparência, durabilidade e a qualidade de sua pintura.
Recomendamos que a pintura do seu ambiente seja iniciada pelo teto. Depois as paredes (sempre de cima para baixo), portas, janelas, rodapés e por fim, o piso.

Escolhendo rolos e pincéis
Rolos e pincéis devem ser sempre de boa qualidade. Assim, você obtém um melhor acabamento na pintura, além de facilitar a aplicação da tinta. A escolha dos rolos depende do tipo de tinta a ser utilizada, já a dos pincéis, depende do tamanho da área a ser pintada.



Tipos de rolos e suas funções
Rolos de lã pêlo baixo são indicados para o uso de tintas PVA e Acrílica.
Rolos de espuma são indicados para o uso de tintas óleo, esmaltes e vernizes.
Rolos de espuma rígida ou borracha são ideais para dar efeito em textura.


Tipos de pincéis e suas funções
Os pincéis de cerdas grisalhas são para o uso de tintas PVA E Acrílica.
Os pincéis de cerdas escuras são para o uso de tintas óleos, esmaltes e vernizes.

Reutilizando os materiais
Seus materiais podem ter uma vida longa se você souber como conservá-los. Rolos e pincéis devem ser limpos logo após o uso. A limpeza também irá depender do tipo de tinta que foi utilizada: Para tintas a base de água (Tinta Acrílica e PVA), lavar os pincéis ou rolos com água e sabão é suficiente. Para tintas a base de solventes (Tinta Óleo, Esmaltes e Vernizes) recomendamos lavar os rolos ou pincéis com aguarrás.



Armazenando a tinta
As sobras de tinta podem ser conservadas. Você deve armazená-las em local coberto, longe do calor e umidade. A lata deve estar bem fechada para que não se forme uma película sobre a tinta.
Não esqueça de verificar o prazo de validade. Recomendamos o uso da tinta no menor tempo possível. Em hipótese alguma jogue o restante de tinta pelo ralo.



De olho no tempo
As condições do tempo também influenciam no resultado da pintura. Os dias de tempo bom são sempre favoráveis.


- Dicas básicos de pintura

Se você tem dúvida na hora de pintar, comece por tons leves. Mas caso você queira ousar um pouco mais, aplique somente alguns detalhes com cores mais fortes. As cores podem transformar o seu espaço. Inove a decoração de sua casa e experimente novas idéias. Você pode usar o Simulador de Ambientes Suvinil e descobrir a cor certa para seu ambiente.



A disposição das cores pode mudar seu ambiente. Clique aqui e saiba como valorizar seu espaço, aplicando-as corretamente.

Para encurtar seu ambiente: Aplique tons escuros nas paredes menores. Essa técnica é recomendada para espaços muito compridos/retangulares.

Para alongar seu ambiente: Aplique cores mais escuras em duas paredes opostas. Essa técnica é ideal para espaços quadrados.

Para disfarçar objetos: Pinte a parede com cores próximas a do objeto.

Para valorizar objetos: Pinte a parede com cores contrastantes a do objeto.

Para rebaixar o teto: Você deve aplicar cores mais claras nas paredes e uma cor mais escura no teto.

Para elevar o teto: Você deve aplicar cores mais escuras nas paredes e uma mais clara no teto.

Para alargar o corredor: Você deve pintar as paredes menores e o teto com tons mais escuros. As outras paredes devem ser pintadas com cores mais leves.

Para alongar a parede: Você deve aplicar duas cores numa mesma perde, com a divisa à meia altura. Pinte com cores mais escuras a parte inferior e utilize tons leves na parte superior.


Para encurtar a parede: Você deve aplicar duas cores numa mesma parede, com divisa à meia altura. Pinte com cores mais claras a parte inferior e utilize tons escuros na parte superior.

- Pintanto diferentes Superfícies:

Alvenaria
Partes soltas ou mal aderidas devem ser eliminadas, raspando, lixando ou escovando a superfície;

Manchas de gordura ou graxa devem ser eliminadas com solução de água e detergente. Em seguida, enxaguar e aguardar a secagem;

Partes mofadas devem ser eliminadas lavando a superfície com água sanitária. Em seguida, enxaguar e aguardar a secagem;

Imperfeições profundas do reboco/cimentado devem ser corrigidas com argamassa de cimento: areia média, traço 1:3 (aguardar cura por 28 dias no mínimo);

Reboco novo: aguardar a secagem e cura (28 dias no mínimo);


-------------------
Dicas:
1) Limpe os respingos conforme o andamento da pintura. A tinta fresca é removível mais facilmente.
2) Lave os pincéis e rolos regularmente durante a pintura. O acúmulo de tinta dificulta o trabalho e provoca respingos.

3) O excesso de umidade provoca bolhas e descascamento. Quando notada a presença de umidade, raspe a superfície, limpe e aplique um hidrofugante (repelente à água).

4) Em caso de superfícies mofadas, utilize água e sabão para retirá-lo. Utilize neste caso tinta antimofo ou aditivo com esta propriedade, adicionado à tinta.

5) Em caso de trincas, utilize uma ferramenta chamada "abretrinca". Abra um "V" sobre a trinca, limpe e aplique um fundo preparador de paredes. Preencha a fenda com um sela-trinca ou argamassa e aplique uma tela de poliester. Acerte com massa e pinte.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo Blog , Muito Interativo

    http://www.pintandoosete.net
    http://blig.ig.com.br/novafriburgorj/

    Aguardarei a tua visita também. um abraço.

    Ronnie Carvalho

    ResponderExcluir